METODOLOGIA

As formações e palestras da Creche Segura utilizam metodologia 100% prática, intitulada de SafeAction®, que foi desenvolvida a partir dos princípios da Aprendizagem Significativa de David Ausubel e do Psicodrama de Jacob Levy Moreno, entenda:

Princípios da Aprendizagem Significativa de David Ausubel:

Aprendizagem significativa refere-se à maneira como o aluno recebe os conteúdos que deve aprender: quanto mais se aproxima da aprendizagem por descoberta, mais esses conteúdos são recebidos de modo não completamente acabado e o aluno deve defini-los ou “descobri-los” antes de assimilá-los. A construção da aprendizagem significativa implica na conexão ou vinculação, a partir da junção dos conhecimentos antigos com os novos. As principais vantagens dessa metodologia são: conhecimento adquirido de maneira significativa (que é retido e lembrado por mais tempo) e aumento da capacidade de aprender outros conteúdos.

Princípios do Psicodrama de Jacob Levy Moreno:

O Psicodrama é facilitador da manifestação das ideias, dos conflitos sobre um tema, dos dilemas morais, impedimentos e possibilidades de expressão em determinada situação. Fundamentado na teoria do momento e no princípio da espontaneidade, promove a participação livre de todos e estimula a criatividade na produção dramática e na catarse ativa. Finaliza-se com os comentários, inicialmente dos participantes da cena e depois do grande grupo, com a identificação da realidade que acaba de ser vivenciada e com o levantamento de soluções possíveis para as questões abordadas.

DIFERENCIAIS

  • Facilitadores qualificados: equipe composta por profissionais de nível superior, com vasta experiência na área escolar e certificados pela American Heart Association, além de outras entidades reconhecidas.
  • Prática baseada em evidência: protocolos de saúde e segurança desenvolvidos a partir de pesquisas publicadas por entidades renomadas como Sociedade Brasileira de Pediatria, Academia Americana de Pediatria, American Heart Association, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Secretária Municipal de Educação e de Saúde, além de indicadores nacionais e internacionais.
  • Linguagem simples e objetiva: com objetivo de atender diferentes públicos.
  • Conteúdo customizado: oficinas e práticas ajustadas as necessidades da instituição e o público atendido.
  • Facilidade de atendimento: formações e palestras realizadas na sede das escolas ou residência dos familiares.
  • Turmas reduzidas: pequenos grupos garantem a qualidade das formações e participação efetiva de todos.
  • Manequins de última geração: equipamentos e simuladores modernos, com sinalização de eficiência por LED e que atendem as recomendações internacionais.
  • Compromisso com a real modificação de práticas:  o Programa Escola Segura é oferecido gratuitamente para todas as instituições participantes das formações e palestras, através dele ocorre um acompanhamento para subsidiar a implantação dos protocolos de saúde e segurança. 
  • Atendimento a Lei Lucas  nº 13.722, de 4 de outubro de 2018: os módulos de primeiros socorros atendem as exigências da Lei Lucas, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e de estabelecimentos de recreação infantil.

Benefícios para as escolas

As formações e consultorias da Creche Segura promovem diversos benefícios às escolas, conheça:

  • Redução dos indicadores de acidentes escolares.
  • Redução dos indicadores de doenças e sua disseminação na escola.
  • Maior índice de satisfação das famílias e da equipe.
  • Melhores processos de cuidados e promoção da saúde dos alunos.
  • Maior qualidade no atendimento prestado aos alunos.
  • Subsídios para tomada de decisão sobre saúde e segurança, através do acompanhamento oferecido pelo Programa Escola Segura.
  • Utilização de materiais de forma mais consciente com geração de economia e sustentabilidade.

dúvidas, orçamentos e mais informações?