Palestras

Com objetivo de informar e atualizar as práticas de saúde e segurança na escola, a equipe da Creche Segura elaborou palestras interativas para equipe escolar e seus familiares.

PALESTRA PARA ESCOLAS

CARGA HORÁRIA: 3 horas

PÚBLICO ALVO: Professores, gestores, equipe administrativa e de apoio escolar

LOCAL: Sede da escola

OBJETIVOS:  De forma dialogada é realiza a exposição de imagens e vídeos curtos, além do debate sobre temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes e doenças, ou temas sugeridos pela gestão escolar.

CRONOGRAMA SUGERIDO:

  • Importância da promoção da saúde e segurança na escola e a elaboração de protocolos.
  • Materiais para o kit de primeiros socorros e números importantes.
  • Demonstração da manobra de desengasgo no bebê e na criança.
  • Prática da manobra de desengasgo no adulto.
  • Orientações sobre o atendimento inicial: ao desmaio, aos ferimentos, ao sangramento nasal, as mordidas entre crianças, as queimaduras, a febre, a convulsão febril e não febril e ao trauma na cabeça.
  • Outros temas relevantes para os participantes.
PALESTRA PARA FAMILIARES DOS ALUNOS

CARGA HORÁRIA: 1 a 2 horas (conforme disponibilidade dos familiares)

PÚBLICO ALVO: Familiares e responsáveis pelos alunos

LOCAL: Sede da escola

OBJETIVOS:  De forma dialogada é realizado o debate sobre temas relacionados a saúde e segurança do aluno no ambiente escolar.

TEMAS SUGERIDOS:

A quantidade de temas, por palestra, dependerá da carga horária disponível.

  • Prevenção de doenças na escola: sinais e sintomas das doenças na infância, a importância do afastamento escolar em casos especiais, as estratégias utilizadas pela escola para prevenção de doenças, além de orientações sobre como os familiares podem contribuir para prevenir doenças na escola, a importância da higienização adequada das mãos e demais cuidados pertinentes à prevenção de doenças no espaço escolar.
  • Febre e a convulsão febril: quais são os valores normais e anormais da temperatura corporal, o que significa a presença da febre na criança, quando é necessário procurar por ajuda médica, como verificar a temperatura da criança, quais são os fatores que predispõem a convulsão febril na infância, como atender uma convulsão febril, quais são as medidas não farmacológicas (para o controle da febre) adotadas pela escola, a febre pós-vacinação e os cuidados necessários.
  • Medicação segura na escola: como é realizado o recebimento, armazenamento, administração e devolução de medicamentos na escola, o que diz a legislação sobre a medicação na escola, qual a importância da identificação dos medicamentos e a apresentação da receita médica, quais são as situações em que a escola não poderá medicar, como os familiares podem contribuir a medicação segura do aluno na escola.
  • Doenças de inverno: resfriado, gripe e bronquiolite – sinais e sintomas, tratamento e a prevenção, o nariz escorrendo e tosse o que fazer? quais são os benefícios da lavagem nasal e umidificação do nariz e os limites de atuação da escola, quando é necessário procurar por ajuda médica? quando o aluno deverá ser afastado das atividades escolares?
  • Primeiros Socorros para familiares: como prevenir o sufocamento do bebê e criança, manobra de desengasgo no bebê e criança, atendimento inicial aos ferimentos e cortes, trauma na cabeça com “galo”, febre e convulsão febril. O que colocar no kit de primeiros socorros. Como ensinar os números de emergência para crianças?
  • Prevenção de acidentes para familiares: qual é a posição segura para o bebê dormir? Como prevenir o sufocamento de bebês e crianças? Riscos domiciliares de intoxicação, queimaduras e quedas: como prevenir esses acidentes. Como ensinar prevenção de acidentes para as crianças? Demonstração de dois games para prevenção de acidentes domiciliares.

 

 

dúvidas, orçamentos e mais informações?