Palestras

Com objetivo de informar e atualizar as práticas de saúde e segurança na escola. Conheça o portfólio completo, acesse aqui

PALESTRA PARA EQUIPE ESCOLAR

OBJETIVOS: de forma dialogada é realiza a exposição de imagens e vídeos curtos, além do debate sobre temas como primeiros socorros, prevenção de acidentes e doenças, ou temas sugeridos pela gestão escolar

CARGA HORÁRIA: 2 horas ou conforme necessidade da escola

PÚBLICO ALVO: Professores, gestores, equipe administrativa e de apoio escolar

LOCAL: Sede da escola ou a distância

CRONOGRAMA SUGERIDO:

Prevenção de doenças e protocolos de saúde escolar
Abordagem dialogada sobre a prevenção e controle de doenças no ambiente escolar: importância dos protocolos, formação da equipe, monitoramento de indicadores de saúde, como a equipe pode contribuir com a saúde na escola, papel da escola na promoção da saúde, papel da família na promoção da saúde, como sensibilizar as famílias.
Considerações sobre viroses, piolho, controle de surtos, suspensão de turmas e comunicação com autoridade de saúde.

Primeiros Socorros no ambiente escolar:
Abordagem dialogada sobre kit de primeiros socorros e números importantes, Demonstração da manobra de desengasgo: no bebê/criança e prática da manobra no adulto.
Abordagem do atendimento às situações como: desmaio, ferimentos, sangramento nasal, mordidas entre crianças, queimaduras, desmaio, febre, convulsão febril e não febril, trauma na cabeça, elaboração de protocolos de atendimento, registro de ocorrências entre outros temas relevantes aos participantes.

** a palestra contempla certificado digital registrado

 

 

PALESTRA OU REUNIÃO PARA FAMILIARES DOS ALUNOS

OBJETIVOS:  de forma dialogada é realizado o debate sobre temas relacionados a saúde e segurança do aluno no ambiente escolar

CARGA HORÁRIA: 1 a 2 horas ou conforme as necessidades da escola e familiares

PÚBLICO ALVO: Familiares e responsáveis pelos alunos

LOCAL: Sede da escola ou a distância 

PAUTAS SUGERIDAS:

Prevenção de doenças na escola: sinais e sintomas de doenças na infância, importância do afastamento escolar em casos especiais, estratégias utilizadas pela escola para prevenção de doenças, como os familiares podem contribuir para prevenir doenças na escola, a importância da higienização adequada das mãos, e demais cuidados pertinentes a prevenção de doenças no espaço escolar.

Febre e a convulsão febril: quais são os valores normais e anormais de temperatura, o que significa a presença de febre na criança, quando é necessário procurar ajuda médica, como realizar a aferição da temperatura, quais são os fatores que predispõem a convulsão febril na infância, como atender uma convulsão febril, quais são as medidas não farmacológicas adotadas pela escola, para acolhimento do aluno com febre. O que representa a febre pós-vacina e quais são os cuidados.

Medicação segura na escola: como é realizado o recebimento, armazenamento, administração e devolução de medicamentos na escola. O que diz a legislação sobre a medicação na escola. A importância da identificação dos medicamentos e a apresentação da receita médica. Quais são as situações em que a escola não poderá medicar. Como contribuir com a escola para tornar a medicação do aluno mais segura.

Doenças de inverno: resfriado, gripe e bronquiolite – como ocorrem, sinais e sintomas, qual o tratamento e a prevenção. Nariz escorrendo e tosse o que fazer? Quais são os benefícios da lavagem nasal e umidificação do nariz. Quais são os limites de atuação da escola, frente as doenças respiratórias dos alunos. Quando é necessário procurar por ajuda médica? Quando o aluno deverá ser afastado das atividades escolares?

Primeiros Socorros para familiares: como prevenir o sufocamento do bebê e criança, manobra de desengasgo no bebê e criança, atendimento inicial aos ferimentos e cortes, trauma na cabeça com “galo”, febre e convulsão febril. O que colocar no kit de primeiros socorros. Como ensinar os números de emergência para crianças?

Prevenção de acidentes para familiares: qual é a posição segura para o bebê dormir? Como prevenir o sufocamento de bebês e crianças? Riscos domiciliares de intoxicação, queimaduras e quedas: como prevenir esses acidentes. Como ensinar prevenção de acidentes para as crianças? Demonstração de dois games para prevenção de acidentes domiciliares. 

 

dúvidas, orçamentos e mais informações?