Posição segura para dormir, o que o professor precisa saber? 1


POSICAO SEGURA PARA DORMIR - CRECHE SEGURA

 

Posição segura para dormir, o que o professor precisa saber?

 

Quando o assunto é a posição segura para dormir, as certezas se transformam em dúvidas, entre mães, professores e cuidadores de crianças.

Tudo porque durante décadas, pela crença popular, acreditou-se que a melhor posição para o bebê dormir era de decúbito lateral, ou seja, de lado.

Porém não podemos falar somente da posição correta do bebê para dormir, sem mencionar a Síndrome da Morte Súbita no Lactente, a morte súbita e a posição ideal do bebê para dormir estão diretamente relacionadas.

A morte súbita em bebês é a maior causa de óbitos em crianças de 1 a 12 meses, em países desenvolvidos, e com grande incidência em países em desenvolvimento.

Alguns pesquisadores afirmam que a faixa etária de maior risco são as crianças de dois a cinco meses de vida.

 


Você poderá gostar da Formação a distância sobre Primeiros Socorros com Foco no Ambiente Escolar, saiba mais


Mas o que é a Morte Súbita no bebê?

 

A definição de Síndrome da Morte Súbita do Lactente (SMSL) é a morte súbita e inesperada, durante o sono, de criança com menos de 1 ano de idade.

Os bebês são encontrados sem vida no local onde dormiam (berço, cama dos pais, carrinhos), sem uma causa especifica.

A origem da SMSL não é totalmente conhecida, isso porque durante a investigação do óbito, a história clínica do bebê, a necropsia e o exame no local do óbito não demonstram nenhuma causa específica.

Através de muitos estudos científicos realizados nessa área, a hipótese mais aceita atualmente, refere-se à imaturidade dos mecanismos que fazem o bebê despertar, associado a diminuição de oxigênio inalado com outros fatores de risco.

 

Fatores de Risco para Morte Súbita:

 

  • Mães que não fizeram o pré- natal adequado (no pré-natal podem ser diagnosticadas doenças prévias, e outras anormalidades no bebê, além das orientações necessárias para a mãe não fumar, não beber e não usar drogas);
  • Mães que fumam, ou o uso de tabaco no mesmo ambiente em que a criança dorme;
  • Prematuridade;
  • Superaquecimento do bebê (quartos muito quentes ou crianças muito agasalhadas na hora de dormir);
  • Uso de objetos no berço (podem facilitar a asfixia);
  • Uso de travesseiros (a criança pode escorregar no travesseiro o que fará com que o pescoço fique mal posicionado dificultando a passagem do ar em bebês menores);
  • Dormir na posição de bruços ou de lado (essas posições representam maior incidência da SMSL);
  • Excesso de cobertores (além do superaquecimento, a criança pode “escorregar” e ficar totalmente coberta, o que reduz o oxigênio inalado)

 


Receba nossas publicações e mantenha-se atualizado sobre saúde e segurança na escola  quero me atualizar


Posição segura para o bebê dormir:

 Após muitas discussões e pesquisas, acredita-se que ao fornecer um ambiente adequado para a criança dormir e eliminando os fatores de risco, mesmo para as crianças com maior predisposição a Síndrome da Morte Súbita, consegue-se reduzir a mortalidade.

Nos países que adotaram a campanha foi observada uma redução importante dos casos de SMSL.

Segundo uma publicação realizada no Jornal de Pediatria (2014), a recomendação para os lactentes normais ou para os portadores da “doença do refluxo gastroesofágico” a posição supina para dormir (de barriga para cima) é a mais adequada, pois o risco de morte súbita é mais importante do que o benefício ocasionado pela posição anti-refluxo (posição prona-barriga para baixo).

Conforme explica o Dr Cesar Victora, doutor em epidemiologia pela London School of Hygiene and Tropical Medicine, pesquisador da UFPel  e coordenador do Comitê de Mortalidade Infantil da cidade de Pelotas­RS,

 

“A informação de que ao dormir de barriga para cima o bebê vai aspirar o vômito e se afogar não passa de uma crença popular incorreta. Ao deitar de lado ou com a barriga para baixo o bebê respira um ar viciado, ou seja, o ar que ele próprio expira e os riscos de dormir de barriga para baixo são semelhantes a dormir de lado, já que essa posição é instável e muitos bebês rolam e ficam de barriga para baixo. Se uma criança está deitada de barriga para cima e se afoga, sua tendência, por instinto, é tossir e com isso chamar a atenção dos pais. No caso da morte súbita, essa reação não acontece e a morte se dá de forma “silenciosa”. Cesar Victora é enfático em responder a quem usa o argumento de que a criança, dormindo de barriga para cima, pode vomitar e se afogar com o vômito:  “é melhor engasgar do que morrer”.

 


Assista nossa entrevista realizada para TV Osasco sobre posição segura para dormir, clique aqui


 

POSICAO SEGURA PARA DORMIR3

Medidas para a prevenção da Morte Súbita

  • Colocar o bebê para dormir de barriga para cima
  • Manter o quarto arejado
  • Não colocar protetores e outros objetos no berço da criança
  • Não utilizar travesseiros e cobertores em excesso
  • Colchão firme (nem duro nem mole demais)
  • Utilizar uma fina camada de coberta ou um lençol que deverá ser posicionado abaixo de suas axilas (para que ele não escorregue para baixo da coberta)
  • Não colocar excesso de cobertores na criança (evitar o superaquecimento)
  • Não submeter a criança ao contato da fumaça do cigarro
  • Não fumar no ambiente em que a criança dorme
  • Se possível não levar o bebê para dormir na cama com os pais
  • Posicionar o bebê de barriga para cima, é a posição mais indicada para bebês de até um ano de idade segunda a Academia Americana de Pediatria e o Ministério da Saúde brasileiro

 

POSICAO SEGURA PARA DORMIR - CRECHE SEGURA

 


Você poderá gostar da matéria sobre refluxo no bebê, acesse aqui


 

POSICAO SEGURA PARA DORMIR2

 


Receba nossas publicações e mantenha-se atualizado sobre saúde e segurança na escola  quero me atualizar


 

SOBRE AS AUTORAS:

Publicado em: 12/03/2016

Revisado em: 17/04/2017


Receba nossas publicações e mantenha-se atualizado sobre saúde e segurança na escola  quero me atualizar


 

REFERÊNCIAS:

  • FERREIRA, TC; et ai. Doença do refluxo gastroesofágico: exageros, a evidência ea prática clínica. J Pediatr. 2014, 90 (2): 105-118.
  • CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE – CNS. Dormir de barriga para cima é mais seguro. Pastoral da Criança, 2009.
  • LUA, RY; . FU, Síndrome LY da Morte Súbita Infantil Pediatria na revisão de 2007, 28 (6): 209-214.
  • NUNES, M.L. Síndrome da Morte Súbita do Lactente: Aspectos Epidemiológicos, Fisiopatologia e Prevenção. Sociedade Brasileira de Pediatria, Documento científico do Departamento de Neurologia, 2003.
  • Carpenter, R. et ai. Bed partilha quando os pais não fumam: existe um risco de SIDS? Uma análise individual nível de cinco grandes estudos de caso-controle. BMJ Abrir de 2013

 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Um pensamento em “Posição segura para dormir, o que o professor precisa saber?